Porto Santo

quarta-feira, 12 de junho de 2019
Acabei de chegar e já me apetece voltar! Porto Santo é lindo! Há anos que o meu marido me diz "quero voltar a Porto Santo convosco" e num questionário que fiz no meu instagram sobre os melhores destinos de férias para ir com bebés, foi um dos mais sugeridos. No Natal, o presente do Tó foi uma viagem para onde eu quisesse e eu lembrei-me que poderíamos marcar lá. E foi a melhor ideia que tive! Sem dúvida, um destino maravilhoso para ir em família! A viagem é super rápida, a temperatura é boa e estável, a água transparente e um areal imenso! A Carminho adorou e nós também. Recomendo!! Conto-vos tudo em seguida.


Começando pelo início (e respondendo às vossas dúvidas), quem tratou de tudo foi uma agência de viagens - a 1970 Travel - que tinha um pacote da Soltropico Viagem + Hotel a um bom preço. Só com pacote é que existem voos diretos do Porto para lá. De Lisboa há sempre. Deixo aqui o email da pessoa que nos organizou a viagem. A viagem dura 1h30, é muito rápida. Segui as vossas dicas e levei snacks que a Carminho gosta (bolachinhas e barras de cereais caseiras da Mmade, sumos de fruta, snacks da Fruut) e o iPad com vídeos descarregados previamente da internet. A Carminho portou-se lindamente! Chegamos ao aeroporto e já tínhamos um transfer à nossa espera. Meia hora depois já estávamos na praia! Uma nota importante em relação ao aeroporto: com bebés e crianças pequenas podem levar líquidos com mais de 100ml convosco. Eu não sabia!

Ficamos instalados no Porto Santo Hotel & SPA. O hotel é bom, não é excelente, mas serviu bem. O exterior é ótimo - zona de refeições ao ar livre e com vista para o mar, piscina grande, SPA e acesso direto à praia - na praia uma área exclusiva para hóspedes. Os quartos são básicos, as camas não são as mais confortáveis mas servem. A comida foi o único ponto menos positivo - o pequeno-almoço até era bom, e os snacks no bar da praia também, mas o jantar nem por isso. Fomos em regime de meia pensão. Não sei como é a comida nos outros hotéis, mas pelo que percebi é sempre mais saborosa fora. Não há muitos restaurantes, mas partilho convosco 2 que adoramos: o Jorge (no centro) e a Casa da Avó (ao lado do nosso hotel). Para almoçar em frente à praia, gostámos muito do Pé na Água e do Mar e Sol. E é obrigatório ir ao centro provar as Lambecas, os gelados tradicionais de Porto Santo. 



Também me perguntaram bastante pelo instagram como fiz com a alimentação da Carminho... Desde o 1 ano que deixei de andar com sopas e comidas atrás. Ela come onde nós comemos. Pedia-lhe coisas que sabia que ela ia gostar, porque quando sai da rotina nunca come tão bem como em casa (sopa, esparguete à bolonhesa, peixe com arroz, hambúrguer com arroz, etc). E trazia sempre do pequeno-almoço fruta para lhe ir dando ao longo do dia. Comprei no supermercado as frutinhas que ela bebe sozinha e adora, e tinha as bolachinhas e barras de cereais que tinha levado e metíamos todos os dias no saco da praia. 

Porto Santo é muito pequenino, apanha-se um taxi para qualquer sítio por apenas 4€ e dá para ir a pé para quase todo o lado. Nós não andamos mais a pé por causa dos bebés. Junho é uma boa altura para ir - ainda está sossegado e o tempo ameno. Fizemos praia muito boa! Julho e Agosto está mais gente, e a partir de Setembro fica novamente calmo e o tempo melhora. Da próxima vez vamos experimentar ir em Setembro. Mas apanhamos ótimo tempo, apenas 2 dias menos bons. Num deles contratamos um taxista muito simpático para nos mostrar a ilha e os miradouros, e estivemos em sítios lindos!! E no outro aproveitamos para alugar bicicletas e dar uma volta. Os bebés adoraram! 

Em termos de horários, acordávamos cedo (pelos 8h30) e iamos tomar o pequeno-almoço. Pelas 10h já estávamos na praia e aproveitávamos aquele sol ainda fraco mas tão bom para brincar bastante à beira mar. Na hora de mais calor iamos almoçar a um dos bares da praia e a Carminho fazia uma grande sesta até mais ou menos as 15h30/16h. Estavam 22 graus, que é uma temperatura ótima para os bebés. Nunca sobe muito mais do que isso lá. E a temperatura da água também é ótima (mais ou menos 20 graus) por isso os bebés adoram! O facto do Hotel ter uma zona privativa na praia era bom porque tínhamos sempre os bebés debaixo de olho e podiam andar livremente sem perigo. A Carminho andou sempre de chapéu e com protetor solar - tenho usado o da Babé e adoro.









Conclusão: adoramos e queremos voltar no próximo ano!

Ainda podem ver tudo no destaque "Porto Santo", no meu instagram.


1 comentário on "Porto Santo"
  1. Olá! Que aplicação utilizou para descarregar vídeos da net para o ipad? É que nestas férias também irei precisar desse "entretêm" e não sei como fazer... obrigada!

    ResponderEliminar