A 1ª Consulta no Dentista

segunda-feira, 16 de julho de 2018
Na semana passada fui até à nova Clínica Dentária do Hospital da Lapa para a 1ª consulta da Carminho. A Dra. Joana Dias entrou em contacto comigo para me avisar que é muito importante vigiar os dentinhos dos bebés desde cedo. Muitos pais ignoram o crescimento dos dentes e só marcam a 1ª consulta tarde demais. Esta 1ª consulta serve para o dentista examinar a boca do bebé e ver se está tudo normal, e para informar os pais sobre todos os cuidados a ter. A Carminho tem 10 meses e já tem 4 dentes bem crescidos, por isso fazia todo o sentido eu lá ir. Adorei, e ela também! Conto-vos tudo!



A 1ª consulta de dentária deve ser realizada quando aparecem os primeiros dentes de leite, ou no máximo até ao 1 ano, de modo a examinar a boca, estabelecer um programa preventivo de saúde oral, explicar o que os pais devem fazer e, eventualmente, interceptar hábitos que possam ser prejudiciais, A criança deve ser observada a cada 6 meses. No caso de haver um risco elevado de cárie, esta periodicidade pode ser reduzida para intervalos de 3 meses.

A erupção dos dentes é um processo que afeta o bebé. Os sintomas mais comuns são gengivas avermelhadas e inchadas, aumento da saliva, perda de apetite e alteração de hábitos nutricionais, ansiedade, dificuldade em dormir e febre. A Carminho teve quase todos os sintomas, normalmente durante 1 semana (quando o dente rasga a gengiva). Graças a Deus só teve febre 1 dia. O desconforto do bebé pode ser aliviado com um gel para gengivas, com mordedores ou uma gaze molhada. Em último caso, o pediatra normalmente aconselha Benuron.

São vários os cuidados que os pais devem ter com os dentes dos filhos. Quanto à lavagem, deve ser feita 1 a 2 vezes por dia (obrigatoriamente uma ao deitar) e deve ser usada uma escova macia e uma pasta de dentes especifica para bebés e com bastante flúor. E deve ser feita pelos pais, com cuidado e com movimentos circulares, para evitar a inflamação das gengivas. Quanto à chupeta, esta deve ter um determinado formato para não deformar as arcadas dentárias, e deve ser abandonada no máximo aos 3 anos. Já o biberão, deve ser abandonado idealmente quando o bebé completa 1 ano. E devem ser evitados líquidos açucarados, como o Aero-om.

Felizmente está tudo bem com os dentes da Carminho e já comecei a rotina dos dentes, à noite. Tenho uma escova da Saro e encomendei a pasta dos dentes que a Dentista me recomendou, da Brush Baby (encomenda-se online no site da marca). A Carminho já estava habituada à aplicação do gel das gengivas, por isso não se importa nada de lavar os dentes. Mas alguns bebés são mais difíceis e pode ser uma tarefa que exija alguma paciência. 

Fomos muito bem tratadas e aconselhadas na Clínica Dentária da Lapa, por uma equipa espetacular que tratou a Carminho como uma princesa! E o espaço é simpático e acolhedor. Recomendo vivamente!

Convido-vos a visitarem o site:
Comentar
Enviar um comentário