Pele Atópica #2

sexta-feira, 15 de junho de 2018
Há uns tempos atrás escrevi um primeiro post sobre pele atópica, que podem ler aqui. A Carminho é muito branquinha e começou a mostrar sinais de pele especialmente sensível com poucos meses. É muito normal nos bebés e, na maioria dos casos, passa até ao ano e meio. No caso da Carminho, a coisa esteve mais complicada entre os 6 e os 8 meses, mas entretanto acalmou, graças aos cuidados que tenho diariamente. Uma pele atópica requer uma hidratação bi-diária, uma boa secagem após o banho, entre outros cuidados. Também já tenho uma lista de produtos favoritos, que partilho convosco.


Começo pela hidratação, porque se uma pele atópica não for bem hidratada e com os cuidados certos, começa a ganhar asperezas e, mais tarde, feridas. Portanto, por recomendação do pediatra, comecei a hidratar bem a pele da Carminho de manhã e à noite. O creme deve ser específico para peles atópicas e bem hidratante. Os cremes de corpo que mais gosto e que resultaram muito bem com a Carminho foram o Tri-Activ da Mitosyl e o Exomega Control da A-Derma, que é dos mais vendidos em farmácia por recomendação dos pediatras. O meu pediatra falou-me do da Isdin mas ainda não comecei a usar, embora ache que é demasiado ligeiro. Mas é considerado dos melhores. No rabinho, para mim não há melhor que os cuidados da Mitosyl e da Isdin e sei que muitas partilham da mesma opinião.

Quanto aos cremes de rosto, gosto muito do Tri-Active da Mitosyl, do Dermalibour Barrier da A-Derma (mais consistente e protetor) e do Nutratopic da Isdin (mais ligeiro). Mas no caso da Carminho, e para surpresa do pediatra, aquele que melhor resultou foi o Xeramance Plus da Lutsine, considerado de "segunda linha" pelos pediatras. A verdade é que foi o único (e eu experimentei muita coisa) que tratou a vermelhidão causada pela babete molhada. A Carminho baba-se muito, tem de andar sempre de babete e eu chego a usar 10 babetes por dia para tentar que ela ande sempre seca. Mas é impossível evitar que o pescoço esteja sempre meio húmido, e ela andava muito mal. Graças a Deus o site Bebé.pt enviou-me o Xeramance (que por acaso uma amiga já me tinha aconselhado) e foi remédio santo! Segundo o pediatra, claramente que este creme contem um ingrediente que era precisamente o que a pele da Carminho necessitava.



Para além da hidratação, temos o banho. Neste momento estou a usar a linha Stelatopia para peles atópicas da Mustela e estou a gostar. Esta linha não tem aroma e é muito suave, a pele da Carminho tem-se mantido bem calminha e saudável. Como a pele dela anda bem, às vezes uso o gel de banho da nova edição limitada porque cheira super bem! Depois do banho tenho sempre cuidado em enxugar muito bem a água de todas as pregas (e são muitas, ahaha) porque uma pele atópica não pode mesmo ficar húmida. E uso toalhas bem macias, para não irritar a pele.

Depois, a temperatura ambiente. Não se deve ter ambientes demasiado aquecidos, porque quando eles suam é pior. Principalmente de noite. Há mães que têm tendência a pôr a casa demasiado quente, mas aprendi no Curso de Preparação para o Parto que isso é péssimo - primeiro porque eles não precisam, depois porque o sobreaquecimento é uma das causas de morte súbita, e porque a diferença de temperatura para o exterior é grande e depois eles acabam por se constipar quando saem de casa. O quarto da Carminho está sempre pelos 19/20 graus, que é o aconselhado (máximo 21 graus), e ela dorme apenas com um body de alças e um pijama fino de algodão.

Ou seja, ter um bebé com pele atópica dá o dobro do trabalho!!

3 comentários on "Pele Atópica #2"
  1. É muito fofa, que torrãozinho de açucar! :*

    ResponderEliminar
  2. Olá, Marta! Sei bem o trabalho redobrado que a pele atópica nos dá, pois tem um filhote com a mesma idade da Carminho e igualmente sensível. Estou sempre numa luta constante contra os eczemas, é terrível! Queria apenas partilhar consigo que o pediatra do meu filho nos aconselhou toda a gama da isdin e, sem duvida, que é fantástica. O gel de banho emoliente é muito bom, aconselho! Quanto à hidratação do corpo, a isdin tem a loção emoliente e tem o creme emoliente das zonas específicas. O meu pediatra aconselhou me o creme das zonas específicas para o corpo todo, que é bem hidratante e espesso.Já experimentei a loção e não é suficientemente hidratante, sendo bem mais ligeira, ideal para as fases mais calmas. Normalmente uso o creme emoliente depois do banho, à noite, e a loção de manhã, todos os dias. Quando não é suficiente, hidrato mais vezes ao dia e recorro a um corticoide passado pelo meu pediatra, para urgências, já que os eczemas não passam com mais nada. Posto isto, aconselho mesmo a gama toda isdin nutratopic: gel emoliente, creme de rosto e o creme emoliente das zonas específicas para uso de todo o corpo (no dia a dia) .:)
    Um beijinho bem grande para si e para a Carminho, que está só a coisinha mais linda e fofa! :)

    ResponderEliminar