Treinar com PT

segunda-feira, 21 de maio de 2018
Se me seguem no instagram sabem que estou a treinar com uma PT, a Camila, para recuperar a minha forma física pré-gravidez e preparar este corpinho para o Verão que está aí a chegar. Pratico musculação desde cedo mas nunca tinha sido acompanhada por um PT, mas nesta fase da minha vida em que tenho pouco tempo e ando muito cansada, é determinante ter alguém à minha espera com um treino personalizado e que puxe por mim para atingir os meus objetivos. Hoje deixo-vos uma entrevista que fiz à Camila, para que a possam conhecer melhor. Brevemente vou sortear no instagram um treino connosco, fiquem atentas!



1. Fala um pouco do teu percurso profissional.

O início da minha jornada profissional foi em 2003, com a licenciatura em Educação física, na UCB - Rio de Janeiro. Desde o primeiro ano da Faculdade, fiz estágios em alguns dos melhores ginásios da cidade. Paralelamente às aulas da faculdade, especializei-me em treino de força, musculação e treino funcional, tendo participado em diversas fomações nestas áreas. Quando acabei a Licenciatura, estive 3 anos em viagens, estudos e trabalhos. Austrália e Portugal foram os destinos. Neste período, estive muito envolvida com o Pilates e o treino personalizado.

O Mestrado foi realizado na Fadeup, no laboratório de fisiologia, onde aprendi muito. Atualmente estou cursando uma nova licenciatura, Fisiologia Clínica, na Escola Superior de Saúde do Porto. Está sendo fantástico, pois é um complemento sem igual para o meu trabalho como Personal Trainer. O meu objetivo ao longo destes 15 anos e para o futuro, é levar o melhor da ciência para a prática da atividade física e estudar sempre, para brindar cada cliente com o melhor que o exercício físico pode oferecer para uma vida melhor e mais saudável.

2. Qual a importância da atividade física para quem quer manter um estilo de vida saudável?

O exercício físico têm um papel crucial para um estilo de vida saudável, em conjunto com a alimentação, o bem-estar psicológico, entre outros fatores. A prática regular de exercício físico, planejado e estruturado, por um profissional especializado, desencadeia inúmeros processos fisiológicos que são extremamente benéficos para o corpo humano.  As vantagens são inúmeras, entre elas estão um melhor perfil ósteo-músculo- articular, cardio-vascular, neuro-muscular e endócriono, ou seja, o corpo com melhor capacidade para as funções diárias.

No dia-a-dia, percebemos ossos, articulações e músculos mais fortes. O coração, os pulmões, as veias e as artérias fazem chegar mais oxigênio para todo o corpo. O cérebro com maior capacidade de trabalho e hormônios colaborando para um melhor humor, recuperação, apetite, entre muitas outras coisas. Exercício é vida com mais energia e alegria.

3. Quais os principais erros que as pessoas cometem ao treinar sem orientação?

O exercício físico deve ser prescrito, orientado e acompanhado por um profissional especializado. Devemos pensar que o treino é um medicamento sem receita, quando realizado sem orientação. Neste sentido, errar no medicamento e na dose pode trazer graves problemas à saúde. Os erros mais comuns são os movimentos inadequados e mal executados; falha na progressão das cargas, da intensidade e da recuperação; equipamentos incompatíveis para determinados exercícios.

Esses possíveis erros, podem levar a lesões osteo-músculo-articulares, incapacidade de recuperação pós-sessão de treino em tempo desejado, gerando cansaço excessivo e diminuição das capacidades de todos os sistemas do corpo humano, uma vez que, grande parte da energia pode estar sendo utilizada para a recuperação da sessão de treino. Estas consequências não desejadas, normalmente fazem do exercício físico um vilão da saúde.

4. Qual a diferença entre treinar sozinho e com um PT?

A principal diferença está na qualidade do treino. O PT está constantemente a cuidar do padrão do movimento realizado, a alertar para a musculatura que deve ser utilizada durante cada movimento, a fazer alterações de exercícios em cada treino sempre que necessário, levando em consideração as necessidades de cada cliente. O corpo humano está em constante alteração, e o treino com o PT está sempre de acordo com estas alterações diárias, com o intuito de alcançar objetivos a curto, médio e longo prazo. Além disso, o PT cria um maior compromisso, melhores resultados, maior motivação e inspiração para uma vida saudável.

5. O que levar em consideração na escolha de um PT?

As principais considerações na escolha de um PT devem ser: 
- A qualidade da formação de base e as constantes atualizações profissionais; 
- A experiência, princialmente em musculação, uma ferramenta de base extremamente importante para o treino; 
- A capacidade de comunição do PT é muito importante, para que os objetivos sejam alcançados, seja durante um treino ou a longo prazo. 
- O PT antes de tudo deve ser um Educador Físico. Ele deve educar o cliente, no que diz respeito ao treino, ao exercício e aos hábitos de vida saudáveis.

6. Qual o teu estilo de treino?

O meu treino é simples, mas sem simplificar demasiado. Procuro fazer do treino um desafio atingível, levando sempre em consideração as especificidades de cada cliente. Sou exigente com a técnica e as progressões ocorrem sempre de forma consistente e sem pressa. O meu foco é em resultados reais e sólidos.

7. Que mensagem deixarias para quem está a pensar iniciar uma atividade física?

Procurar um profissional especializado. Criar objetivios e expectativas reais. Treinar bem é diferente de treinar muito. Ter persistência e paciência, pois as mudanças vão acontecer, no seu tempo, e cada um têm o seu próprio tempo.  Atentar para as dores, que são sinais importantíssimos do corpo. Descanso é parte integrante e indispensável em qualquer prática de atividade física. Contrariar as desculpas e encontrar motivos para praticar atividade física, sempre que possível. E muito importante: Respeitar o Corpo.

Podem seguir a Camila no instagram aqui.

Comentar
Enviar um comentário