8 Dicas Para o Bebé Dormir Bem

terça-feira, 31 de outubro de 2017
O sono do bebé é um dos temas mais falados na maternidade. Qualquer mãe ou futura mãe deseja boas noites de sono para si e para o bebé, mas consegui-lo pode não ser fácil. Claro que também depende do bebé, mas existem condições que podemos assegurar. Li muito sobre o tema, aprendi algumas coisas no Curso de Preparação e na semana passada fui a uma formação no Espaço Mamãs com um especialista do sono, e efetivamente estamos a fazer as coisas direito. A verdade é que ela já dorme 6 horas seguidas de noite. Hoje partilho convosco algumas dicas para criarem o melhor ambiente para o vosso bebé dormir bem.


Rotinas e Horários
Um bebé precisa de rotinas e horários para estar tranquilo e se desenvolver de forma saudável. E nós também, já que conseguimos organizar muito melhor a nossa vida e descansar mais. À noite, Jesus Vélaz aconselha a mãe a fazer o mesmo horário que o bebé, ou seja, deitar-se à mesma hora. E é isso que eu faço desde o início, até porque quero sempre aproveitar todos os minutos para dormir de noite, já que de dia não consigo.

Ambiente escuro e tranquilo
Enquanto que durante o dia devemos ter o bebé a dormir com luz e barulho, à noite devemos propiciar um ambiente tranquilo e escuro, para que o bebé perceba a diferença e perceba que tem de se acalmar e dormir. Neste aspecto, a rotina é fundamental. Todos os dias levo a Carminho para o quarto às 23h15, e apenas com uma luz de presença mudo-lhe a fralda e dou-lhe o biberão. Ela já sabe que depois disso, vai para a cama e tem de dormir. Embalo-a um bocado para vir o sono mas deito-a na cama ainda acordada, e ela adormece sozinha.

White Noise
O chamado "ruído branco" é um tipo de som usado para mascarar barulhos externos que atrapalham o sono. Em termos técnicos, é um tipo de ruído produzido ao combinar sons de todas as frequências diferentes. No fundo, são sons contínuos e relaxantes, como o som das ondas do mar, da chuva, de um secador do cabelo ou até de batimentos cardiacos. Quando a Carminho está mais desperta ou agitada, ligo uma app que tenho no telefone, onde posso escolher o white noise que mais gostar (o meu preferido é a cascata) e ajudo a criar um ambiente super relaxante. A app que uso chama-se mesmo "White Noise" mas existem várias.

Um bom colchão
Segundo o especialista do sono Jesus Veláz, o colchão é subvalorizado pelos pais, quando na verdade é um elemento crucial para uma boa noite de sono. Não se devem usar aqueles colchões de vêm com as caminhas, que não passam de espumas finas, que são péssimas para o bebé. Há-que investir num bom colchão, como é o caso do Ecus, que podem conhecer melhor aqui e que tenho para a cama de grades (mas também existe para mini berço), ou do Doomoo Supreme Plus, que uso no mini-berço e sobre o qual já vos falei aqui.

Roupa de cama ajustada
Os bebés estão 9 meses dentro da barriga bem apertadinhos, por isso o estar apertado é algo que deixa o bebé confortável e faz com que se sinta seguro. Segundo Jesus Vélaz, o sentir-se seguro é fundamental para o bebé dormir bem. Por isso, ele vai gostar de ter a roupa da cama bem presa e ajustada ao corpo, e de sentir o fundo da cama com os pés, o que também é recomendado para prevenir a asfixia nos lençóis.

Temperatura certa
Já me tinham avisado no Curso de Preparação para o Parto que o quarto não deve estar demasiado aquecido, porque é melhor o bebé ter frio do que ter calor. Para além do sobreaquecimento ser uma das causas de morte súbita, o calor provoca despertares noturnos. Por isso, o quarto deve estar aproximadamente nos 21ºC. Eu tenho sempre na mesinha de cabeceira um termómetro (este) para controlar a temperatura do quarto.

Massagem e banho
Os bebés ficam relaxados a seguir a um banho quentinho, e se este for precedido de uma massagem com óleo de amêndoas doces que lhes alivie as cólicas, melhor ainda. Já vos contei aqui sobre a massagem "I Love You", que faço diariamente à Carminho. Eu costumo fazer este ritual ao final da tarde porque ela dorme bem de noite, mas tenho amigas que fazem à noite, antes da última mamada, e que dizem que ajuda imenso.

Barriga cheia
No post sobre a amamentação, que podem ler aqui, disse-vos que dou suplemento de noite desde o 1º dia. O leite em pó deixa os bebés mais saciados e conseguimos controlar que bebem a quantidade que necessitam para fazer um bom intervalo até à mamada seguinte. Neste momento dou 1 biberão às 23h30 e ela dorme até às 5h30, e depois por volta das 9h30 já dou novamente o peito. Connosco funciona bem!


Comentar
Enviar um comentário