Shiatsu ao Domicílio

sábado, 2 de setembro de 2017
Se gostam de Shiatsu, massagens e outros tratamentos do género, e são comodistas ou têm pouco tempo para andar de um lado para o outro, vão adorar esta sugestão! A Sónia e a Benedita querem proporcionar momentos de bem-estar e relaxamento, e por isso deslocam-se a nossa casa ou ao nosso local de trabalho para o fazer. Vestidas a rigor com quimonos, e de uma simpatia e profissionalismo genuínos, conseguem melhorar o nosso dia. Experimentei pela 1ª vez uma sessão de Shiatsu, que pelos vistos é excelente durante a gravidez. Adorei, e a Carminho também! Conto-vos tudo!


A empresa chama-se Akarusa Shiatsu. Akarusa é uma palavra japonesa que significa brilho, luz, leveza. E é isso que a Benedita e a Sónia nos trazem. O facto das sessões poderem ser no domicílio é um grande ponto positivo a meu ver, agrada-me esse comodismo. Assim, depois da massagem, podemos continuar a relaxar no sofá em vez de termos de enfrentar o trânsito para voltar para casa. Ou se não podermos sair por alguma razão, as terapeutas vêm até nós (vai-me dar jeito depois da Carminho nascer). É também um excelente serviço para as empresas oferecerem aos trabalhadores, para uma pausa merecida a meio do dia de trabalho.

Apesar de fornecerem outros serviços, como acupuntura e osteopatia, o shiatsu é o foco principal e o ponto de partida da Akarusa, que levantou agora voo. Mas afinal, o que é o Shiatsu? Vem da junção das palavras Shi (dedo) + atsu (pressão). Trata-se de uma terapia manual, originária do Japão, em que é utilizada unicamente a pressão do polegar nos pontos e meridianos da acupunctura. Em relação aos benefícios, fortalece a capacidade regenerativa do corpo, estimula o sistema circulatório e imunitário, alivia o stress e acalma o sistema nervoso, e ajuda a equilibrar a mente e o espírito.

Tínhamos combinado uma sessão de casal, e à hora marcada a Benedita e a Sónia entraram cá em casa cheias de boa energia e montaram a marquesa na sala (tinham trazido duas para fazerem ao mesmo tempo mas não havia espaço). A primeira fui eu (e a Carminho). Primeiro fiquei deitada de lado, depois de barriga para cima, e no final estive sentada. Soube-me especialmente bem na lombar, onde comecei a ter dores nestas últimas semanas (esta bebé já está com 3kgs e pouco!), e nos glúteos que ficam contraídos porque o corpo se está a preparar para o parto. A bebé ficou (como esperado) bastante calma durante a massagem, pelos vistos eles adoram os estímulos causados pelo Shiatsu. Depois de nós foi a vez do António, que ficou nas mãos na Sónia e teve direito a uma massagem mais intensa e com mais pressão.

Na próxima sessão, que será depois do nascimento, a Benedita vai ensinar-me a fazer massagens à bebé (para relaxar, para as cólicas, para adormecer...). Ela faz ao filho de 5 meses e assegura que ele adora! Ansiosa!!


Para mais informações:

4 comentários on "Shiatsu ao Domicílio"
  1. Olá Marta! Tive há poucas semanas um filho e gostaria de saber se me pode dar algumas dicas para o pós parto. Aconselha o uso de cinta? Que produtos colocar na barriga? A minha ainda está gigante :( obrigada e felicidades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Eu uso uma cinta da Anita desde o segundo dia, e vou usar durante algumas semanas. Já estou quase sem barriga e só passou uma semana do parto. Acho que a cinta tem ajudado imenso. Em relação a cremes, aplico todos os dias um anti-estrias é um refirmante da Sesderma, com uma massagem.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Muito obrigada pelas dicas Marta! Eu também já tinha comprado a cinta da Anita mas no hospital aconselharam me a não usar pois disseram que o uso da cinta era prejudicial pois impedia que os músculos da barriga fizessem o seu devido exercício. Mas se com a Marta está a dar resultado vou passar a usar! Usa a cinta só durante o dia ou à noite também? Coloca a cinta bem apertada ou mais folgada? Muito obrigada!!! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu confio a 200% na minha médica, a Prof. Alexandra Matias, que é uma especialista na área. Ela disse-me para usar apenas nas primeiras semanas (sempre, dia e noite) e depois recomeçar o exercício físico. Para já está a correr bem! Se a sua barriga ainda está grande, mais vale tentar, não? A cinta tem 3 níveis de ajuste, o objetivo é começar no primeiro e ir apertando cada vez mais.
      Beijinhos,
      Marta

      Eliminar