A Primeira Semana a 3

sexta-feira, 15 de setembro de 2017
A Carminho nasceu de parto natural na passada quarta-feira às 6h50 da manhã. Correu tudo lindamente, foi rápido e ela nasceu com uns bons 3kgs e 49cm. Ficamos 3 dias na Casa de Saúde da Boavista, onde fomos muito bem tratados, e viemos finalmente para casa. A chegada a casa é um momento especial. Um sítio onde sempre fomos 2, e de repente somos 3. Chegamos às 20h e foi uma noite bastante tranquila, ela não estranhou e dormiu muito bem. Depois de estar meses a fio a preparar a casa para a receber, foi bom perceber que ela se sentiu confortável. Hoje conto-vos como foi esta primeira semana.


Não vou florear isto - vir para casa com um primeiro filho é assustador. Temos uma coisinha minúscula completamente dependente de nós, e somos inexperientes. Sabemos que os próximos dias vão depender da nossa dedicação a tempo inteiro, paciência, organização e trabalho de equipa. Mas também do bebé. Mas a verdade é que os dias na maternidade são uma autêntica formação e aprendemos imensa coisa que nos deixa mais tranquilos em casa. E o facto de o António ter ficado os dias todos comigo lá (apesar de ter saído bastante para arejar), fez com que ele também estivesse preparado para ajudar em igual peso e medida. Se pudesse descrever a nossa semana numa palavra, seria teamwork. Fazemos de tudo para que as tarefas sejam repartidas - não estamos sempre os 2 a fazer uma coisa (apenas quando são precisas 4 mãos), o que permite que cada um descanse mais e se habitue a cuidar da bebé de forma independente.

A Carminho é uma bebé tranquila, pelo menos para já. Dorme muito bem de noite, é um autêntico relógio para mamar, está sossegada na alcofa durante o dia, mesmo com as visitas cá em casa... Não nos podemos queixar, tivemos sorte com ela (pelo menos para já, mas não vou sofrer por antecipação). Por isso, esta semana não foi o bicho de sete cabeças que me falaram - temos conseguido descansar horas suficientes, acho que temos o dia-a-dia bem organizado e temos prezado muito os nossos momentos a 3 em casa. Tentamos manter algumas rotinas que eram nossas, como o sossego do sofá à noite, a ver um filme ou uma série. A Carminho dorme super bem de manhã (chega a fazer um intervalo de 4 horas), por isso eu levanto-me e aproveito para tomar um banho relaxada, pôr os meus cremes e arranjar-me com calma, como gosto. Acho que estas pequenas coisas ajudam bastante a aguentar a intensidade destes dias.

Em relação às visitas, era um tema que me assustava um bocado (para não dizer bastante), porque sou uma pessoa que preza bastante o sossego em casa. Mas tem corrido muito bem. É uma questão de gestão e bom senso. Os avós e tios-avós têm ajudado muito - com refeições, serviço de lavandaria (por causa das roupinhas sujas acumuladas da maternidade que precisam de ser lavadas e passadas urgentemente) e qualquer outra coisa que seja necessária. Já o pai, tem aproveitado a licença para tratar das burocracias - inscrição no centro de saúde, registo na segurança social e finanças, seguro de saúde para a família toda, marcação do pediatra... Confesso que tem sido um super pai!

Eu finalmente consegui sentar-me ao computador para escrever este primeiro post após o parto. Apesar de ter tido outros momentos para o fazer ao longo da semana, aproveitei-os para relaxar e não para trabalhar. Até porque a cabeça de uma mãe fica mesmo baralhada, isso não é mito. Mas estou feliz por finalmente estar aqui a contar-vos a nossa primeira semana. E se houverem futuras mães desse lado, espero que este post vos ajude e desejo-vos uma primeira semana como a minha. Estou apaixonada por esta miúda, e tê-la em casa é uma felicidade tão grande que o cansaço e preocupação constante são secundários.

1 comentário on "A Primeira Semana a 3"
  1. Olá Marta parabéns pela Bebé e obrigada pela partilha. Por aqui vamos com 33 semanas e só agora a conseguir montar o quarto mas já desejosa de ver a carinha da minha princesa. Boa continuação compreendemos a ausência e aproveita que isto passa num piscar de olhos. Beijinhos a vcs.

    ResponderEliminar