Comecei a saga de preparar o enxoval do bebé. Será que aos 4 meses estou a começar tarde? A verdade é que é uma coisa mais complexa do que imaginava... Mas confesso que o que me salvou foi uma lista que me enviaram, que pelos vistos anda a rodar as futuras mães do Porto, e que tem tudo o que é necessário, com as respetivas quantidades e alguns comentários (com a mania da organização, transformei-a num excel super prático!). Claro que estou a adorar começar a preparar as coisas, embora já tenha percebido o desfalque que a minha carteira vai levar... Também querem esta lista salva-vidas? Continuem a ler...

Podem descarregar a lista do enxoval do bebé aqui. Quem é amiga? :)
Mães e futuras mães, deixem os vossos comentários, sugestões e dúvidas em relação à lista. E partilhem com as vossas amigas grávidas porque dá mesmo muito jeito!
Obrigada mamã! Já fiz o download, irei ver com calma. Bjinhos e tudo a correr bem
ResponderEliminarEspero que seja útil :)
EliminarUm beijinho e obrigada!
Marta
já fiz o download, já tinha uma lista mas estou a adaptar esta realmente no excel dá mais jeito! Obrigada! Acho que falta no quarto um caixote lixo para fraldas? :) http://www.vertbaudet.pt/caixote-do-lixo-para-fraldas-sangenic-tommee-tippee-branco.htm?ProductId=703363037
ResponderEliminarBem visto! Vou adicionar! Obrigada :)
EliminarUm beijinho,
Marta
Marta, estou escandalizada com a lista... TOP! Palmas, muitas palmas à tua organização! Beijinho grande da expectante tia da mini Marta, Francisca
ResponderEliminarJá viste, quando fores tu já tens a papinha toda feita!! :p
EliminarBeijinhos tia xica
Olá, Marta, Parabéns pela "encomenda" que aí vem!
ResponderEliminarQuanto aos itens deixo aqui algumas opiniões que valem o que valem...:
A roupa interior (bodies e calças) parecem "durar" mais que a roupa exterior. Se a bebé não for gordinha, duram bem mais que a idade/tamanho indicados. E sempre, sempre de trespasse... Dica preciosa que recebi!!
Consoante a altura do nascimento os primeiros meses serão muito resguardados, por isso não vale a pena, digo eu, investir muito em roupa muito quente para saídas.
Arrependi-me de comprar com antecedência artigos como os cremes hidratantes, cremes/óleos de banho, etc... pois a pele dos bebés é muito sensível e acabamos por comprar apenas os produtos indicados pelos pediatras.
Embora as alcofas tradicionais sejam lindas, os berços de co-sleeping são mais práticos tanto durante a noite como durante o dia. Têm rodinhas, pelo que podem ser deslocados pela casa ao longo dos primeiros tempos. Outra alternativa que me arrependo de não ter escolhido e que me parece igualmente prática e mais económica é usar a cama de grades com um ninho, enquanto é pequenina. A adaptação posterior fica mais fácil!
Quanto aos itens relativos à amamentação e/ou alimentação artificial a melhor dica de poupança é esperar pelo parto para ver o que de facto é necessário. Dentro deste tópico: Biberões Dr. Brown's... são feios mas inevitáveis na luta contra as cólicas.
Enfim, tomei a liberdade de deixar aqui aquilo de que me lembro... (e sim, grávida e mãe recente lembram-se de muito pouca coisa - não é mito!!)
Olá Inês,
EliminarQue boas dias, muito obrigada por partilhar! :)
Em relação ao berço de co-sleeping, onde posso arranjar? Queria uma coisa que fosse prática para andar pela casa nos primeiros tempos! A ideia da cama de grades com ninho também me parece excelente e económica.
Um beijinho,
Marta
Olá, Marta,
ResponderEliminarEu tenho um da Chicco, o Next2Me, mas há uma modelo muito giro no El Corte Inglês da Micuna,Cododo, penso eu, que mais tarde se transforma em secretária...
Boa gravidez!! Há que aproveitar! 😉