Popeye Style

quarta-feira, 15 de junho de 2016
Se há ingrediente poderoso a vários níveis, é o espinafre. Para além de terem inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar, são ainda um poderoso aliado para a forma física e beleza da pele. Não era à toa que o Popeye ficava pronto para enfrentar o mundo quando comia a sua lata de espinafres. O post de hoje é exclusivamente dedicado a este super-alimento e a todos os seus benefícios. Aproveito também para partilhar receitas de smoothies deliciosos, que nos ajudam a ingeri-lo de forma rápida, prática e eficaz.



O espinafre é um vegetal rico em nutrientes, como sais minerais (Ferro, Fósforo, Cálcio, Magnésio) e Vitaminas (A, complexo B, C, E, K). 

Os benefícios para a saúde são vários. Os antioxidantes presentes combatem a osteoporose, aterosclerose e hipertensão. Os flavonóides têm propriedades anticancerígenas, enquanto os ácidos gordos essenciais ómega 3 protegem o coração. A neoxantina e a violaxantina são poderosos anti-inflamatórios. Auxiliam na digestão e previnem a constipação. A luteína e a zeaxantina ajudam na proteção dos olhos contra as cataratas.

Um copo de espinafres contém mais que a nossa necessidade diária de Vitamina A. Esta não só protege e fortalece “pontos de entrada” do corpo humano, como também é um componente chave de linfócitos (células brancas do sangue) que combatem as infecções. É ainda benéfica para uma pele saudável, permitindo a retenção da humidade na epiderme, combatendo a psoríase, o acne e até as rugas.

Uma chávena de espinafres (de preferência cozidos) fornece mais do que a nossa necessidade diária de Vitamina K, que ajuda na prevenção da ativação excessiva de osteoclastos (células que enfraquecem os ossos), assim como promove a síntese de osteocalcina, a proteína que é essencial para manter a força e a densidade dos ossos. A Vitamina K ainda contribui para um sistema nervoso saudável.

Provoca sensação de saciedade, pelo que é excelente para a perda de peso.


RECEITAS

Smoothie 1
- 2 punhados de espinafres
- 2 pêssegos grandes
- 1 pé de folhas de hortelã
- 1 colher de sopa de mel
Misturar todos os ingredientes e adicionar água até obter a consistência desejada.

Smoothie 2
- 2 punhados de espinafres
- 2 papaias maduras (s/ sementes)
- 1 laranja
- 1 banana
Espremer o sumo da laranja, adicionar os restantes ingredientes e água até obter a consistência desejada.

Smoothie 3
- 2 punhados de espinafres
- 4 figos pequenos ou 2 grandes
- 2 pêssegos grandes
- 1 pitada de canela (p/ quem gostar)
- 2 gotas de essência de baunilha
Misturar todos os ingredientes e adicionar água até obter a consistência desejada.

* Receitas retiradas do livro "Smoothies Verdes, A Bíblia" de Fern Green.

Comentar
Enviar um comentário