5 Dicas para Cabelos Mais Bonitos

sexta-feira, 17 de junho de 2016
Hoje deixo-vos 5 dicas para uns cabelos mais bonitos. O que significa que são dicas para fortalecer o cabelo e torná-lo mais saudável, porque só um cabelo saudável é um cabelo bonito. E numa altura em que o expomos a mais agressões (sol, sal, cloro) temos de ter a certeza que ele esta pronto e que se vai aguentar sem chegar a Setembro baço e cheio de pontas espigadas. Mas tratar do cabelo deve ser uma rotina diária, durante todo o ano, assim como tratamos da pele.



1 // Lavagem Suave

Comecemos pelo início. Não vale a pena estarmos cheias de cuidados após a lavagem, se a fazemos de maneira errada. Existem algumas regras de ouro. Primeiro, devemos optar por água fria ou morna, e evitar a água muito quente, pois esta estimula a produção de óleo e isso compromete a nutrição adequada ao crescimento e nascimento de novos fios (também é péssima para a pele!). Depois, não devemos exagerar na frequência das lavagens. Finalmente, devemos lavar massajando gentilmente o couro cabeludo, para não o agredir.

2 // Produtos Certos

É também fundamental usar os produtos adequados ao nosso tipo de cabelo (normal, oleoso, seco) e ao estado do cabelo (danificado, pintado, com caspa). Cada cabelo necessita de diferentes ingredientes, como acontece com a pele. Por exemplo, os mais oleosos precisam de produtos com componentes que equilibram a oleosidade (vitaminas B5 e B6, ácidos cítricos, zinco, aminoácidos), enquanto que os secos e/ou danificados necessitam de produtos com proteínas reparadoras (glicina, óleo de gérmen de trigo, queratina, etc). Não nos podemos queixar da tarefa de encontrar os produtos certos porque as marcas já nos facilitaram esse trabalho.


3 // Hidratação e Proteção

Já todas sabemos que devemos hidratar o cabelo com regularidade, por isso não vou desenvolver esta parte, mas sim a da proteção. O cabelo deve ser protegido de várias coisas: dos radicais livres (poluição, tabaco, stress), do sol, do sal e do cloro agora no verão, ou do uso de secador ou ferros de styling. Todos estes fatores afetam a saúde e o aspeto do cabelo, que começa a ficar baço. Neste momento, uso o spray Radiant-10 da Redken e adoro, porque me oferece hidratação e proteção, para além de desembaraçar. Na praia, não dispenso o spray com proteção solar da René Furterer.

4 // Boa Alimentação

É necessário complementar os cuidados com uma alimentação benéfica para o cabelo. Consumir proteína é obrigatório! Esta pode ser de origem animal [carnes vermelhas, frango, peixe, ovos, queijo e derivados], ou vegetal, que é mais saudável [feijão, grão de bico, chia, cânhamo, quinoa, leite de soja, tofu, aveia, bróculos, espinafres ou sementes de girassol]. Outros nutrientes, como vitaminas e minerais, também são importantes: Omega 3 [Salmão, sardinha, nozes]; Vitamina A [Cenoura, tomate]; Vitamina C [Morango, laranja, limão, kiwi]; Ferro [Beterraba, feijão]; Zinco [Sementes de abóbora, amendoim, amêndoa].

5 // Suplementos

Comecei a tomar há alguns meses o suplemento alimentar Cistitone Forte e o meu cabelo está mais forte e tem crescido a olhos vistos! Este contém: L-Cistina, um aminoácido que estimula o crescimento e ajuda a aumentar a rigidez e a resistência dos tecidos; Zinco, que promove a elasticidade e resistência dos fios; Cobre, um antioxidante; Vitamina B6, que previne a queda e promove o crescimento, e ainda ajuda a lutar contra dermatite seborréica ou caspa; e Vitamina B5, que repõe proteínas, lipídios e carboidratos.



4 comentários on "5 Dicas para Cabelos Mais Bonitos"
  1. Este post ajudou me imenso ! vou sem duvida seguir estes conselhos !


    Beijinhos ♡
    BLOG | YOUTUBE

    ResponderEliminar
  2. Olá Marta! Estou a precisar cortar o cabelo e apetecia-me mudar. Já corto no mesmo sítio há muitos anos. Tens alguma sugestão de um espaço que sejam mesmo bom? Não sei porquê mas sinto-me mais confiante quando são homens a cortar o cabelo.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Os cabeleireiros que mais gosto no Porto são: o MagikHair, o Jorge Lima, a Inês Pereira da Av. da Boavista, e o Deep. Os 4 locais têm homens a cortar.
      Esta altura é sempre boa para fazer novos cortes! :)
      Um beijinho,
      Marta

      Eliminar