Aula sobre Biotipos

quarta-feira, 3 de abril de 2013
Ontem o meu dia foi puxado. Aulas das 14h às 23h! Comecei por ter a minha primeira aula de Merchandising de Moda, no Modatex. Gostei imenso do ambiente, das minhas colegas, das instalações e da aula em si. O tema era "Elementos Básicos do Design de Moda" mas a conversa foi tomando diferentes rumos, à medida que algumas colegas contavam a sua experiência na área. Saí de lá e fui para o IPAM, para mais uma aula de "Aconselhamento de Vestuário" na minha pós-graduação em Consultoria de Moda e Imagem. Foi das aulas mais interessantes até agora! Estivemos a ver que peças ficam bem em cada tipo de corpo. Sabem quais são os 5 biotipos?



























Primeiro temos o corpo rectangular - em que a largura dos ombros e dos quadris está alinhada com a largura da cintura (ver imagem). As mulheres com este tipo de corpo devem tentar realçar as curvas, por exemplo usando peças que marquem a cintura. Em segundo lugar, temos o tipo oval - as mulheres mais redondas, com barriga saliente e braços cheios. Estas devem tentar disfarçar a barriga e alongar a silhueta, por exemplo usando peças com cortes rectos e peças que acentuem a cintura abaixo do peito (não a cintura normal, que não existe). Em terceiro, temos a mulher ampulheta - em que a largura dos ombros e dos quadris é a mesma, enquanto a cintura é fina e bem marcada. É o tipo de corpo mais equilibrado. As mulheres com este corpo devem evidenciar a cintura e minimizar os ombros e a parte inferior do corpo (coxa e quadris). Em quarto, temos o biotipo triângulo ou pêra - em que a parte superior do corpo (ombros, peito e cintura) é estreita e a parte inferior (quadris e coxas) é grossa. A mulher-pêra deve minimizar a parte inferior do corpo e criar volume e chamar a atenção para a parte de cima, por exemplo usando estampados, folhos ou acessórios grandes, sempre acima da cintura. Por fim, temos o biotipo triângulo invertido - em que os ombros e o peitoral são largos, a cintura e os quadris são finos e pouco evidenciados e as pernas são longas e finas. Estas mulheres devem minimizar o tamanho dos ombros e criar volume na parte inferior do corpo (quadris e coxas), por exemplo usando peças justas e escuras na parte de cima, e peças mais soltas e claras na parte de baixo. Cada mulher pertence a um destes 5 biotipos, embora algumas tenham variantes (altura do pescoço, tamanho do peito, largura dos braços, tamanho da barriga, etc...). E atenção: tanto a mulher magra como a mulher gorda pode fazer parte de qualquer um dos biotipos.

Na segunda parte da aula aprendemos como se faz uma triagem do guarda-roupa, ou seja, como analisamos e organizamos as roupas e os acessórios que a cliente já tem, a fim de determinarmos quais as peças que podem ser aproveitadas e ajudar a cliente a ter uma noção daquilo que tem guardado. Existem várias formas de organizar a roupa, seja por peças, seja por cores ou mesmo dividindo roupa de trabalho e roupa de fim-de-semana. Mas também há regras de organização que devem existir, como por exemplo: não misturar as meias e os sotiens. Embora geralmente faça parte da consultoria, existem mulheres que requerem apenas este serviço, com o objectivo de ficarem com o guarda-roupa devidamente organizado e conseguirem ver tudo o que têm.

Se quiserem algum tipo de aconselhamento, entrem em contacto! ;)


1 comentário on "Aula sobre Biotipos"
  1. um dia destes faço-te uma visita no IPAM :) vou passar la algum tempo com regularidade tb ehhehe
    Beijinho e bom fim de semana***

    ResponderEliminar