Aula sobre Cores

quarta-feira, 27 de março de 2013
Ontem tive mais uma aula na Pós-Graduação de Consultoria de Moda e Imagem. Foi uma continuação da aula sobre cores (podem ler o post aqui), mas não se tratou de uma aula qualquer ou vulgar, passada numa sala de aula a seguir um power point... Foi passada no shopping!









































Sim, parece o máximo, mas na verdade é bastante cansativo! Trata-se de uma aula prática muito importante porque uma das sessões numa consultoria consiste em acompanhar a cliente na compra das roupas e dos acessórios, aconselhando-a relativamente às cores, aos formatos, aos cortes, aos tecidos, etc. Ontem estivemos especificamente a treinar a conjugação de cores. A fazer as chamadas "harmonias de cores". Tudo o que tínhamos era um Círculo das Cores (para nos guiarmos) e o tipo de harmonia que tínhamos de fazer - monocromática, análoga, diade, complementar ou equilátera. E vou explicar-vos o que significa cada uma, porque vai-vos fazer ver que podem ser conjugadas cores que normalmente a maior parte das pessoas não arrisca conjugar.

As imagens ajudam a perceber, embora as cores possam variar (para mais claro e mais escuro). Uma harmonia monocromática é aquela em que se conjugam várias peças da mesma cor mas em tons diferentes, como um degradé. Até aqui, nada de novo nem de arriscado. Na análoga, conjugam-se 2 ou 3 cores que sejam seguidas na Roda das Cores, como por exemplo: laranja com amarelo ou verde e azul. Uma harmonia diade é aquela em que conjugamos 2 cores, saltando a do meio, como por ex: vermelho com laranja. Na complementar, conjugamos 2 cores opostas em linha recta, como por ex: laranja com azul ou violeta com amarelo. Por fim, na equilátera, conjugamos 3 cores, que tenham um intervalo de 3 cores, como por ex: umas calças azuis com uma camisola vermelha e uns sapatos amarelos. Bastante arriscado, não? Mas lá andamos nós, pela Benetton e pela Zara Homem, a fazer conjuntos para cada harmonia. Foi cansativo mas engraçado! Observem bem os coordenados que fiz para vocês e... Arrisquem!






Também aprendemos qual a simbologia de cada cor. Há por aí muitos blogues que falam das simbologias, mas basicamente cada um diz uma coisa diferente e já não sabemos muito bem em quem acreditar. Ficam então aqui as simbologias dadas pela Cila Lopes, uma expert em cores:

Vermelho: amor, paixão, sensualidade, perigo, sacrifício e poder
Vermelho escuro: elegância, requinte e liderança
Amarelo: esperança, felicidade, optimisto e calor
Laranja: movimento, espontaneidade, originalidade e força
Azul: calma
Azul claro: tranquilidade e compreensão
Verde: vigor, juventude, esperança e calma
Verde escuro: masculina, viril, grandeza
Verde claro: contentamento e proteção
Violeta/roxo: criatividade e respeito
Lilás: espiritualidade e intuição
Rosa: beleza, saúde, romantismo e feminino
Rosa claro: carinho, suavidade, delicadeza e compaixão
Branco: paz, pureza, casamento
Preto: mistério, fantasia, formalidade, sofisticação, morte e luto
Castanho: terra, maturidade, responsabilidade, conforto, estabilidade e simplicidade
Prata: dinheiro, modernidade, inovação e novidade
Cinzento: estabilidade, qualidade e sucesso.

Comentar
Enviar um comentário