Cleansing Routine

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013
No que diz respeito à beleza, fala-se sobretudo de cremes. Cremes para hidratar, cremes antirrugas, cremes antimanchas, creme anti-imperfeições. Cremes de dia, cremes de noite, cremes de rosto, cremes de olhos. Máscaras, emulsões, concentrados, séruns, elixires... Uma história que nunca mais acaba. Sim, efetivamente os cremes são vitais para uma pele saudável e bonita, mas não são suficientes. Muita gente se esquece de um fator igualmente fundamental: a limpeza. Não existem dúvidas nem várias teorias em relação ao assunto. É um facto assente: um dos gestos básicos para conseguir uma pele bonita é limpá-la e desmaquilhá-la. Mais, fazê-lo corretamente.




Alguns pormenores mais esquecidos:

A limpeza deve ser feita, não só ao deitar, mas também ao levantar.

A limpeza engloba não só o rosto, mas também o pescoço e o decote, frequentemente esquecidos. Por exemplo, o blush tem tendência a ir caindo para o decote, ao longo do dia.

A limpeza do rosto é como lavar os dentes, deve ser feita todos os dias, incondicionalmente. Mesmo quando não nos maquilhamos, a nossa pele chega ao final do dia igualmente suja, devido ao constante contacto com os radicais livres (poluição, tabaco, etc).

Deve-se usar um desmaquilhante primeiro, para eliminar a maior quantidade de maquilhagem (principalmente dos olhos), e de seguida lavar toda a zona com água e um produto de limpeza (sabonete, gel, espuma). No final, pode-se passar um algodão embebido em água (ex: Água de uva da Caudalie) para ter a certeza que a pele ficou 100% limpa.

Existem desmaquilhantes e produtos de limpeza para cada tipo de pele. Os cremes, leites e óleos são aconselháveis para as peles normais a secas, enquanto as águas e o gel são mais apropriados para as peles oleosas. Também existem produtos específicos para as peles sensíveis. Cada pessoa deve respeitar o seu tipo de pele. Em relação aos olhos em particular, os desmaquilhantes em óleo são os melhores: removem rápida e facilmente a maquilhagem, sem necessidade de esfregar (ex: Respectissime, La Roche-Posay).

Quando se usa um desmaquilhante consistente (em creme ou em leite), deve-se retirar o excesso do produto com um algodão, para que os cremes postos posteriormente possam penetrar na pele a atuar normalmente (ex: passar um algodão embebido em água de uva Caudalie).

A limpeza deve ser mais insistente na zona T (testa, nariz e queixo), que acumula mais oleosidade e tem maior propensão à formação de imperfeições (pontos negros, pontos brancos, espinhas).

Englobar um cuidado esfoliante na rotina de limpeza, uma a duas vezes por semana, é importante para limpar em maior profundidade e eliminar as células mortas.

No caso de propensão para a formação de pontos negros, deve-se escolher um produto de limpeza com função adstringente, isto é, que abre os poros, remove a sujidade nestes acumulada e volta a fechá-los, deixando-os pouco visíveis (ex: Clean&Clear).

Não se deve esfregar a cara, mas limpá-la suavemente, para não danificar o filme hidrolipídico, que reveste a pele e a protege dos fatores agressivos externos.

A minha rotina de limpeza:

1º. Desmaquilhante de olhos La Roche Posay
2º. Creme de Limpeza Noviderm
3º. Água micelar de uva Caudalie
4º. Esfoliante suave Lierac



Comentar
Enviar um comentário