A Alimentação da Carminho (8-12 meses)

quinta-feira, 30 de agosto de 2018
Este continua a ser um dos posts mais pedidos por vocês, que me perguntam diariamente o que a Carminho come. A alimentação dela sofreu algumas alterações desde o último post, em que ela ainda tinha 6 meses. Neste momento, já come sólidos e refeições mais completas, como as nossas. Em seguida conto-vos tudo direitinho e deixo-vos algumas receitas de sopas muito saborosas. Prometo vir cá mais vezes deixar-vos receitas de refeições para bebé.


Comecemos pela rotina da Carminho - o que come e a que horas. Ela acorda pelas 8h30 e dou-lhe um biberão de 240ml. Estou a dar o NAN Confort 2. Passadas 3 horas, pelas 12h00, almoça. Dou-lhe sopa (1 concha), carne e um hidrato (ou um legume, caso a sopa já tenha batata) e uma peça de fruta. Pelas 15h00 dou-lhe um iogurte (o meu primeiro Danone natural) com uma peça de fruta aos pedacinhos dentro. Às 18h00 dou-lhe sopa ou papa - de aveia ou Holle (mas evito a segunda, sinceramente não sou fã de papas em pó, prefiro dar coisas naturais). Antes de ir dormir, às 20h00, dou-lhe um biberão de 240ml. Ou seja, faz 5 refeições. Há quem ainda dê um biberão a meio da noite mas a Carminho não acorda por isso não bebe.

Durante os primeiros meses fazia sopa dia sim dia não na BabyCook, mas agora que ela come sopa duas vezes por dia e já está maiorzinha, há que tornar as coisas mais práticas. Faço sopa na Bimby duas vezes por semana e conservo no frigorífico. A Carminho é uma boca santa, como já perceberam no meu instagram, mas eu também acho que as minhas sopas são boas - provo sempre e gosto. Sempre fiz sopa cá em casa porque eu e o Tó somos muito sopeiros e às vezes à noite só comemos isso. Fui lendo em blogs e livros as combinações de legumes, dentro do que ela pode comer, e fui fazendo experiências, em termos de legumes e quantidade de água. Hoje partilho 3 sopas básicas, perfeitas para esta fase e que ficam deliciosas:


Creme de Ervilhas
Quantidades Bimby (para ~5 sopas)

1 Cebola grande
1 Courgete grande
2 Batatas doces pequenas
10 col. sopa de Ervilhas
Água - encho +/- meio copo (os legumes devem ocupar quase o copo todo)
Fio de azeite cru no final
Nota: caso ainda coloquem a carne na sopa, esta sopa fica bem com vitela.

Creme de Abóbora
Quantidades Bimby (para ~5 sopas)

1 Cebola grande
10 cubinhos de Abóbora
2 Batatas doces pequenas
1/2 Couve-flor ou couve-coração | ou um molhe de feijão verde
Água - encho +/- meio copo (os legumes devem ocupar quase o copo todo)
Fio de azeite cru no final
Nota: caso ainda coloquem a carne na sopa, esta sopa fica bem com frango.

Creme de Couve-Flor
Quantidades Bimby (para ~5 sopas)

1 Cebola grande
1 Batata grande
1 Couve-Flor pequena
1 Alho francês grande
Água - encho +/- meio copo (os legumes devem ocupar quase o copo todo)
Fio de azeite cru no final
Nota: caso ainda coloquem a carne na sopa, esta sopa fica bem com pescada.

Se tiverem dificuldade com a quantidade de água, mais vale fazerem com menos e depois acrescentar. Não há pior que uma sopa de bebé demasiado líquida!!


Em relação ao prato principal, ainda é tudo muito básico. Dou pescada, vitela ou carnes brancas apenas, por indicação do pediatra. Acompanho com massinha cous-cous, farinha de pau (farinha de mandioca) ou legumes cozidos, como por exemplo cenoura ou brócolos. É tudo fácil e rápido de fazer, o que é essencial quando temos um bebé pequeno em casa. Deito sempre um fio de azeite por cima quando está pronto a servir. No próximo post partilho algumas receitas, como por exemplo a de Farinha de Pau de Pescada e Brócolos, que imensa gente me pediu.

Espero ter ajudado! Se tiverem ficado com dúvidas, deixem um comentário ou enviem-me uma mensagem pelo instagram. Quem costuma enviar mensagens sabe que eu respondo sempre! :)

1 comentário on "A Alimentação da Carminho (8-12 meses)"
  1. Olá Marta! Adoro todos os seus posts. Também tenho uma filha com 12 meses e tenho algumas dúvidas quanto à alimentação, pelo que peço muito a sua ajuda.
    Na consulta dos 12 meses que tive recentemente, a pediatra referiu que agora deveria deixar de dar leite em pó e substituir por leite gordo ultra pasteurizado. Mas tenho algum receio e pelo que li essa posição não é consensual. Como está a fazer em relação à Carminho? Continua a dar-lhe leite em pó? Ou optou por substituir por leite gordo? Ajude-me! Obrigada

    ResponderEliminar