Recuperar a Forma Depois da Gravidez

sábado, 28 de julho de 2018
Começo este post por lembrar que o 1º passo para recuperar a forma depois da gravidez é... fazer exercício físico antes de engravidar e manter a forma durante a gravidez (podem ler o post aqui). O problema de muitas mulheres é que só se preocupam com as coisas quando elas acontecem. Uma mulher com músculos trabalhados - e principalmente uma boa parede abdominal - vai automaticamente ter mais facilidade no pós-parto. Dito isto, conto-vos quais são para mim as principais dicas para recuperar o nosso corpo. 


Não vou mentir: é preciso uma boa dose de força de vontade e disciplina, nesta que é uma fase extremamente cansativa para uma mãe. Até as mulheres mais regradas tendem a pensar "que se lixe, tenho mais em que pensar". Mas não pode ser, porque antes de sermos mães somos mulheres, e se pusermos esse nosso lado de parte, não vamos ser inteiramente felizes.

Graças a Deus, existem profissionais que nos podem ajudar nesta fase. Porque precisamos de pessoas que puxem por nós, que estejam à nossa espera, que nos aconselhem e nos guiem. Falo de obstetras, nutricionistas, personal trainers, fisioterapeutas, massagistas, etc. Pessoas especializadas que nos vão saber acompanhar. Seguem as minhas dicas:

Cinta Pós-Parto
Aconselhada pela minha médica, a Prof.ª Alexandra Matias, usei cinta durante os 15 dias seguintes ao parto. Dia e noite, só a tirava para tomar banho. Tinha 3 níveis e o objetivo era acabar os 15 dias no nível mais apertado. Foi a melhor coisa que fiz! Há a teoria de que a cinta faz mal, mas eu confiei a 100% na minha médica e recomendo. De dia para dia, a minha barriga estava melhor. É mais difícil para quem passou por uma cesariana, mas também dá. Eu usei a cinta da Anita, à venda no Espaço Mamãs.

Alimentação
Em qualquer fase da vida, e também após a gravidez, a alimentação é um fator determinante na nossa forma física. Temos de controlar os impulsos - porque temos fome e quando estamos cansadas temos tendência a comer o que não devemos - e tentar manter uma dieta equilibrada, sempre pensando nas necessidades nutricionais do bebé se estivermos a amamentar. Será uma boa altura para consultar um nutricionista. E para além disto, tentar manter horários para a alimentação, já que com um bebé pequenino temos tendência e esquecer um bocado isso. Mas os horários são bons - tanto para nós como para o bebé. Organizem-se!

Amamentação
Amamentar ajuda a emagrecer, já que gastamos bastantes calorias quando estamos a amamentar e exercitamos os músculos abdominais, por isso é excelente nos primeiros meses em que não podemos fazer exercício físico. Para algumas pessoas pode ser um bocado doloroso, principalmente após uma cesariana, mas na minha opinião é um esforço que devemos fazer - por nós mas principalmente pelo bebé - pelo menos nos primeiros 3 meses.

Massagens
Esta foi uma ajuda enorme para mim. Tanto as massagens de drenagem linfática que ajudam a eliminar toxinas e líquidos, purificando o nosso corpo e aliviando inchaços e desconforto típicos desta fase; assim como massagens modeladoras, que só podem começar a ser feitas após 3 meses, e com muito cuidado. É impressionante como uma fisioterapeuta especializada consegue, com as mãos e a ajuda de alguns acessórios, eliminar a celulite das nossas pernas e modelar a nossa barriga. Eu faço as minhas massagens na clínica do cabeleireiro MagikHair. Recomendo vivamente, é uma grande ajuda! Na imagem abaixo podem ver o "antes" e "depois" das duas primeiras massagens.

Exercício Físico
Sempre treinei ao final da tarde - sabia-me bem ir aliviar o stress de um dia de trabalho. Ia para o ginásio e não pensava em mais nada. Com um bebé isto torna-se um pouco inviável, principalmente se não tivermos ajuda. Portanto o ideal é, quando o médico deixar retomar o exercício físico, tentar encontrar um momento do dia em que consigamos ir pelo menos meia horinha ao ginásio. Esse meu momento agora é a hora do almoço. Mas é determinante para mim ter uma PT à minha espera. Sempre treinei sozinha, sempre gostei e tinha força de vontade, mas confesso que esta fase é mesmo complicada e quando temos um momento só queremos descansar. Recomendo que procurem um PT, nem que seja para os primeiros tempos, para retomarem a vossa rotina de exercício físico. Eu treino com a Camila Bonfim (que também foi mãe há pouco tempo e sabe perfeitamente como trabalhar o meu corpo) no ginásio Breathe, e adoro! Fazemos muitos exercícios de abdominais e core.


E pronto, resta-me desejar-vos boa sorte para esta batalha! :)

1 comentário on "Recuperar a Forma Depois da Gravidez"
  1. Vou anotar tudinho, vou precisar de muita inspiração e vontade no inicio do próximo ano. O Salvador pequenino não tem parado de me fazer crescer ahaha, e ainda bem que assim é !

    Parabéns pelo blog, adoro ler-te!
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar